Tipos de desenvolvedoras de jogos.

Posted by Mixando On 25 de abr. de 2011 0 comentários

Yo!

Uma empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos, lógicamente, é uma produtora de software que cria jogos eletrônicos. Essas empresas podem fazer com exclusividade para outras empresas, podem desenvolver para uma variedade de sistemas ou então somente se especializar em determinados estilos de jogos como Terror, Simulação, RPG, FPS ( Tiro em primeira pessoa )  etc.

Há no total 3 tipos de desenvolvedoras, chamadas de First-party, Second-party e Third-party.

Algumas grandes editoras, como a Electronic Arts, Sony e Nintendo mantêm seus próprios estúdios de produção.

FIRST-PARTY
São desenvolvedoras "controladas" por publicadoras, tendo pelo menos 51% de suas ações. Como foi citado a cima, grandes editoras mantêm seus estúdios, na verdade são empresas de First-party com o mesmo nome da editora. Por exemplos, a franquia Super mario e Legendo of Zelda foi feito pela Nintendo EAD ( Nintendo Entertainment Analysis and Development ) conhecida somento por Nintendo. Pois é! Outro exemplo é a Capcom fazendo as séries Megaman e Resident Evil.

Deixando de lada essas empresas com nomes iguais, vamos citar alguns exemplos de desenvolvedoras First-party: Da série The Sims e Sim City temos a Maxis que é subsidiária da EA ( Electronic Arts ); A Neversoft fez Tony Hawk's Pro Skater e Guitar Hero sendo subsidiária da Activision que também tem como subdiária a Infinity Ward responsável pela franquia Call of Duty.

SECOND-PARTY
São desenvolvedoras que fazem os jogos por meio de contratos. Aqui  a empresa não precisa necessáriamente controlar a desenvolvedora, mas tem o direito sobre o produto, no caso jogo, se esse for de possa da empresa. Como exemplo temos a Rare que fez as séries Star Fox Donkey Kong feitos exclusivamente para a Nintendo, sendo assim ela não pode mais faze-los, pois essa fora vendida para a Microsoft ( para resaltar, a Nintendo tinha 49% das ações da Rare e mais tarde a Microsoft comprou). Porém, A Rare ainda pode fazer jogos da série Conker e Perfect Dark, pois foram criações dela.

THIRD-PARTY
Como o próprio nome diz, a empresa não está ligada diretamente o o produto final, mas sim com um "pedaço" dele fazendo o trabalho de terceirização. Ai chegamos numa coisa interresante, uma empresa de terceira pode ser a distribuidora de seus próprios jogos enquanto outras só desenvolvem jogos para serem distribuidos. Para melhor entender isso vamos citar um exemplo: São consideradas third-parties de empresas como Nintendo, Sony e Microsoft, que tem seus consoles, as empresas como EA, Capcom, Konami Activision, pois elas desenvolvem jogos para as plataformar. No entanto, essas publicadoras desenvolvem seus jogos por meio de suas própria first-parties.

O que também pode ocorrer aqui é que uma publicadora pode firma contrato de exclusividade com uma criadora de plataforma. Exemplo disso temos a Sony e Square-Enix que fizeram a série Final Fantasy exclusivamente para os consoles Playstation 1 e 2.

Obrigado e até mais.
Por Megon.

0 comentários: