Ma oe!!
Barth aqui escrevendo para vocês mais uma matéria supimpa.
Hoje vamos falar de um programa para quem gosta de criar e projetar coisas. Porém, nesse programa, essas "coisas" seriam "jogos de rpg"!
- Quê? Você está me dizendo que posso finalmente tirar aquela minha história sensacional da minha cachola e transformá-la em jogo? Pode isso?
Eu digo, pode! E melhor, tudo isso pode ser "it's free"!
Apresento o programa para PC chamado RPG Maker, desenvolvido no Japão (ah, sério?) para que pessoas com pouca experiência em programação possam criar com suas próprias mãos um jogo.
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Capa de apresentação do RPG Maker VX |
(Na verdade, existem versões gratuitas e versões pagas. Você tem a opção de comprar as versões oficiais (http://www.rpgmakerweb.com/) ou baixá-las crackeadas com facilidade (quaquer versão) na língua portuguesa. Acesse (https://www.youtube.com/watch?v=fEP-d2tGx1k), um vídeo que explica como, além de apresentar dicas).
Como já foi falado, o RPG Maker já existe em várias versões, que foram se modificando desde a primeira. Porém, isso não quer dizer que as antigas vão sendo esquecidas ou inutilizadas. Assim, o desenvolvedor do jogo tem a opção de escolher qual a melhor versão de Maker para seu jogo, dependendo de suas preferências, gostos e objetivos.
Vamos apresentá-las melhor a seguir:
1°: RPG Maker 95
O primeiro programa da série foi o RPG Maker 95, que foi lançado em 1997 no Japão pela ICSS. Era um programa com bons gráficos, porém, poucos recursos para "mexer" e mudar no jogo.
Gráfico do RPG Maker 95 |
2°: RPG Maker 2000
Nessa época, surgiram portais para compartilhamento de experiências e concursos para as melhores criações, fazendo com que bons jogos apareçam, como é o caso de "Faeron Knights" e "A Lenda de Kaiser". Infelizmente, o desenvolvimento dos jogos é demorado, e por isso muitos desistiram. Apesar disso, esta versão ainda é usada nos dias de hoje.
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Trecho de "A Lenda de Kaiser" |
3°: RPG Maker 2003
O terceiro, RPG Maker 2003. Possui muitas diferenças referentes aos gráficos melhorados, mais opções de modificação e uma grande mudança no modo de batalha: ele é em terceira pessoa e com batalhas em tempo real (não em turnos). É a única versão com este modo de batalha.
Modo de batalha em terceira pessoa |
4°: RPG Maker XP
O quarto é o RPG Maker XP, que já não possui tantas opções como o anterior. Porém, este possui o RGSS (Ruby Game Scripting System), que é uma linguagem de programação que possui uma capacidade ilimitada. Com ele, pode-se criar inúmeros modos de batalha, colocar condições climáticas no mapa, modificar menus, etc.
Pode-se até fazer com que o jogo seja Online, através de um conjunto de scripts chamado NetPlay. Porém, isto resulta em um processo de criação não tão fácil, que exige certa destreza do desenvolvedor.
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Modo de batalha criado |
5°: RPG Maker VX
Construção de cenário |
6°: RPG Maker VX Ace
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Construção de cenário |
A seguir, um vídeo de apresentação do RPG Maker VX Ace. Mas este vídeo também representa as demais versões.
Além dessas versões, o histórico do RPG Maker conta com outras diversas que existiram (ou existem), como as versões para PlayStation 2. Porém, as que foram citadas são as mais famosas.
Agora chega de apresentações. Bora baixar um destes programas e começar a criar. Quem sabe você não é um desenvolvedor de jogos em potencial?
Por Barth.
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